Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Eleições 2022: Novo modelo de urna será utilizado pela primeira vez

    Novidade é que haverá uma intérprete em libras na tela, indicando aos eleitores com deficiência auditiva qual é o cargo em votação

    Tamara NassifKarla Chavesda CNN

    em São Paulo

    As urnas eletrônicas ganharam um novo modelo para as eleições deste ano, cujo primeiro turno ocorre neste domingo (2).

    A novidade é que haverá uma intérprete em libras na tela, indicando aos eleitores com deficiência auditiva qual é o cargo em votação.

    Ao todo, são 577.125 máquinas em operação em todo país, em seis modelos diferentes.

    Apesar de a interpretação em libras ser exclusiva a essa nova versão da urna eletrônica, todas terão como novidade um maior tempo entre o momento de digitação e a liberação do botão Confirma, para que o eleitor possa checar se teclou corretamente o número do candidato.

    Como se dará a votação

    Ao chegar no local de votação, basta apresentar um documento com foto – não é preciso ter em mãos o título de eleitor ou E-Título. Também é necessário deixar o celular e outros aparelhos eletrônicos separados para evitar a prática ilegal de compra de votos e coerção, regra que já era obrigatória em eleições passadas e que se tornou mais rígida este ano.

    Já despido de eletrônicos, a liberação da urna ao eleitor se dará ou por biometria, àqueles que têm a digital cadastrada, ou por assinatura no tradicional caderno de votação.

    No momento de votação, a ordem se dará da seguinte forma: primeiro, o eleitor digita o número do candidato a deputado federal, seguido de deputado estadual, senador, governador e presidente.