Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Enem dos concursos”: Lula visita sala de situação e elogia organização da prova

    Ao lado da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o presidente declarou que é preciso adequar a máquina pública ao século 21

    Lucas Schroederda CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, na manhã neste domingo (18), a sala de monitoramento da aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), instalada no edifício-sede da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), em Brasília.

    Junto à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, Lula elogiou a organização do “Enem dos Concursos” e afirmou que é preciso adequar a máquina pública ao século 21.

    “As inscrições foram extraordinárias, a participação foi extraordinária, a diversidade foi extraordinária. O resultado, eu espero que seja excepcional, que a gente tenha muita gente para mostrar a diversidade brasileira”, disse Lula a jornalistas.

    “Ou seja, nós precisamos adequar a máquina pública ao século 21. É preciso discutir os temas que estão na ordem do dia. A democracia tem que ser debatida para que as pessoas saibam a diferença de democracia e outros regimes”, acrescentou o presidente.

    O presidente finalizou mais uma vez elogiando todos os envolvidos na realização do certame e ressaltou que o governo e a sociedade brasileira “estão preparados para tratar com seriedade um concurso como esse”.

    Por sua vez, a ministra Esther Dweck reiterou que a preparação para o concurso na manhã de hoje transcorreu com tranquilidade. “No início da manhã, a gente tinha alguns locais com falta de energia, mas tudo foi reestabelecido tranquilamente”, pontuou.

    “A gente está muito tranquilo, tudo ocorreu sem nenhuma intercorrência. Estou muito feliz que o presidente veio aqui conhecer essa sala de situação. Ele tem acompanhado com muita proximidade essa realização da prova”, completou a ministra.

    Como funciona o concurso

    O CPNU selecionará candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, incluindo ministérios, fundações, agências reguladoras e institutos de pesquisa.

    Há vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

    As carreiras estão divididas em oito blocos temáticos. No ato da inscrição, o candidato escolhia um dos blocos e indicava sua ordem de preferência entre as carreiras daquela opção, assim como os estudantes indicam a ordem de preferência das universidades.

    A prova conta com perguntas objetivas, comuns a todos os candidatos, e objetivas e dissertativas específicas do bloco escolhido.

    Tópicos