Exército dá sustentação para que ninguém vá além da Constituição, diz Bolsonaro

Presidente homenageou o Exército Brasileiro, em cerimônia que celebrou os 373 anos da instituição

Jair Bolsonaro, fevereiro de 2020
Jair Bolsonaro, fevereiro de 2020 Foto: Andre Borges/NurPhoto via Getty Images

Gregory Prudenciano, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o Exército Brasileiro é a instituição que garante o respeito à Constituição de 1988, sendo quem dá “a sustentação para que ninguém ouse ir além” do texto constitucional. A fala do presidente ocorreu nesta segunda-feira (19), em cerimônia que homenageou os 373 anos do Exército. 

Bolsonaro, que é capitão da reserva do Exército, saudou o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que é general da reserva e seu contemporâneo da Academia Militar das Agulhas Negras, além dos ministros militares Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e Milton Ribeiro (Educação). 

“Hoje é o nosso dia, é o dia de todos os brasileiros, porque não existe quem não se identifique com o meu, com o seu, com o nosso Exército Brasileiro. Como dizia o então ministro do Exército Leônidas Pires Gonçalves, o povo nos dá o norte, é a esse povo que nós devemos lealdade absoluta”, afirmou Bolsonaro, em referência ao general que foi ministro do Exército do governo José Sarney (1985-1990).

O evento também marcou a despedida do comandante do Exército Brasileiro, Edson Leal Pujol, que será sucedido pelo general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. 

O presidente da República disse que sua “paixão” pelo Exército começou na década de 1970, quando, aos 15 anos, conheceu militares que estavam na cidade de Eldorado Paulista (SP), em operação contra o guerrilheiro Carlos Lamarca, no contexto do regime militar iniciado em 1964. Para Bolsonaro, “uma prova inconteste que nos momentos mais difíceis que a nossa nação atravessou, este Exército, juntamente com a nossa Marinha e a nossa Aeronáutica, sempre se fez presente”. 

Mais Recentes da CNN