Eleições 2022

Fatos Primeiro: Bolsonaro erra ao dizer que Brasil foi pioneiro no 5G na América Latina

O Uruguai foi o primeiro país sulamericano a implementar a tecnologia

Gabriela Ghiraldelli, Leonardo Rodrigues, Luana Cataldi e Salma Freua, da CNN
Compartilhar matéria

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil foi “pioneiro” na América Latina em implementar o 5G. A declaração foi dada em discurso na Assembleia Geral da ONU na última terça-feira (20).

O que Bolsonaro disse

“O Brasil foi pioneiro na implantação do 5G na América Latina.”

Uruguai inaugura 5G em 2019

Em 9 de abril de 2019, a Administração Nacional de Telecomunicações do Uruguai inaugurou a primeira rede de 5G da América Latina. A tecnologia chegou no Brasil em 6 de julho de 2022.

Brasília foi a primeira cidade do país a receber a rede. A quinta geração da telefonia móvel promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos, redução do tempo de resposta entre diferentes dispositivos e conexões mais estáveis.

A tecnologia vai permitir conectar diversos objetos à internet ao mesmo tempo e aumentar a possibilidade de interação entre os dispositivos.

A expectativa é de que o serviço chegue a todas as cidades do país até dezembro de 2029. Entretanto, dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que 391 municípios brasileiros ainda não possuem sequer cobertura 4G — o que equivale a 7% das cidades do país.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.