Eleições 2022

Fatos Primeiro: propaganda de Bolsonaro acerta ao dizer que presidente criou portal Gov.br

Decreto presidencial que estipulou criação do site foi publicado por Bolsonaro em 2019

Luana Cataldi, da CNN
Presidente da República Jair Bolsonaro visita a Bahia Farm Show  • Isac Nóbrega/PR
Compartilhar matéria

Durante a propaganda eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (PL) exibida na televisão em 24 de outubro, o narrador afirmou que o candidato à reeleição criou o portal gov.br.

O que disse a propaganda do candidato

Bolsonaro criou o gov.br

Criação do portal

Em 11 de abril de 2019, o presidente decretou a criação da plataforma Gov.br. O governo federal disponibilizou a primeira versão do site em 31 de julho do mesmo ano.

O decreto presidencial estabeleceu o dia 31 de dezembro de 2020 como data limite para a transferência dos endereços eletrônicos de todos os órgãos e entidades da administração pública federal para a plataforma única.

O que é o gov.br

O endereço serve para unificar os canais digitais ligados ao governo federal. Segundo o site, seu principal objetivo é simplificar a relação entre o Estado e o cidadão. No final de 2020, o portal se tornou a única entrada para as páginas institucionais da administração federal.

Um login único criado no gov.br possibilita, por exemplo, o acesso à carteira de trabalho e à carteira nacional de habilitação em suas versões digitais, além da solicitação de serviços ligados ao poder público, como assistência social e pedidos de informação.