Favorito de Lira à presidência da Câmara, Elmar Nascimento assume liderança do “blocão”
Lider do União Brasil representará maior bloco da Casa, com 161 parlamentares
Líder do União Brasil na Câmara, Elmar Nascimento (União-BA) assumiu, nesta quarta-feira (14), o maior bloco partidário da Casa, o chamado “blocão”. Elmar é tido como o favorito pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a sucedê-lo no cargo.
O grupo é formado por:
- União Brasil,
- PP,
- PDT,
- Avante,
- Solidariedade
- PRD,
- federação PSDB-Cidadania
Juntos, eles somam 161 deputados federais.
Nesse bloco, criado em abril de 2023, há tanto deputados mais alinhados à esquerda quanto à direita.
Pelas redes sociais, Elmar Nascimento defendeu a “convergência de ideias e o entendimento mútuo” entre os pares.
“Juntos vamos contribuir para construir um futuro melhor para todos os brasileiros, respeitando as diferenças e valorizando o diálogo”, disse.
Até eleição
Elmar deve permanecer no cargo de líder do bloco até fevereiro de 2025, quando ocorre a eleição para o novo presidente da Câmara. Assumir o bloco com os mais de 160 deputados liderados pode ajudá-lo a ter mais força para a pré-campanha à presidência da Casa.
Pré-candidato, Elmar é tido como favorito do atual presidente Arthur Lira (PP-AL) a sucedê-lo no posto. Nos bastidores, Lira sinalizou que queria anunciar seu candidato ainda neste mês, mas há negociações em andamento.
O segundo maior bloco partidário da Câmara é formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos, com 147 deputados. O grupo, inclusive, é liderado por Antonio Brito (PSD-BA), um dos deputados que devem ser concorrentes de Elmar na corrida pela presidência da Casa.
Outros nomes ventilados para a disputa são os de Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar