Favorito do Planalto lança candidatura hoje e tenta avançar sobre grupo de Maia

Líder do Progressistas na Câmara, Arthur Lira (AL) tenta atrair apoio de PSL e o Republicanos para a disputa em fevereiro de 2021

Igor Gadelhada CNN

Ouvir notícia

Considerado o nome favorito do Palácio do Planalto na disputa, o líder do Progressistas na Câmara, Arthur Lira (AL), lança oficialmente sua candidatura à presidência da Casa na tarde desta quarta-feira (9).

Nos últimos dias, Lira intensificou ofensiva para atrair partidos do grupo do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Entre eles, o PSL e o Republicanos, que possuem pré-candidatos ao comando da Casa.

Leia também:
Após STF vetar reeleição, governo sonda Alcolumbre para assumir ministério
Quem são os candidatos às presidências da Câmara e do Senado
Radar Político: Perdas e ganhos com impedimento de reeleição no Congresso

O deputado Arthur Lira (PP-AL)
O deputado Arthur Lira (PP-AL)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom – 26.mai.2016 / Agência Brasil

Em troca do apoio dessas legendas, tem acenado com cargos na Mesa Diretora e comando de comissões importantes. O PSL, por exemplo, levaria a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ.

Ao Republicanos, o líder do Progressistas acena com a possibilidade de a sigla manter a 1ª vice-presidência da Câmara, hoje ocupada pelo presidente nacional da sigla, deputado Marcos Pereira (SP).

Lira também tenta avançar sobre a oposição, que, nas últimas eleições para Mesa Diretora, ficou ao lado de Maia. O lema da campanha do deputado do PP será “Para toda a Câmara ter voz”.

Mais Recentes da CNN