Fernando Molica: Cada Poder precisa fazer a sua parte

No quadro Liberdade de Opinião, jornalista repercutiu reunião entre presidentes do Supremo e Congresso Nacional com ministro-chefe da Casa Civil

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

No quadro Liberdade de Opinião desta quinta-feira (19), Fernando Molica falou sobre a reunião do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, com o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, e com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para demonstrar que os Poderes da República buscam entendimento em meio à crise institucional.

Enquanto isso, aliados do presidente Jair Bolsonaro dizem que ele desistiu de ir pessoalmente ao Senado entregar os pedidos de impeachment contra ministros do STF. Neste cenário, Pacheco sugeriu colocar Bolsonaro de novo à mesa do diálogo e Fux abriu a possibilidade de remarcar a reunião com o chefe do Executivo.

“Os Poderes não têm que estar unidos. O que diz a Constituição é que os Poderes têm que funcionar de maneira harmônica, mas não tem que ter união, até porque, em tese, um vigia o outro”, afirmou o jornalista. “Na lógica dos três Poderes, no sistema de freios e contrapesos, um limita o outro. Essa harmonia se dá no funcionamento, não tem que ficar conversando.”

“Os Poderes têm que funcionar. Se o Judiciário, o Legislativo e o Executivo fizeram o que tem que fazer, tudo vai funcionando na prática e pequenas arestas são resolvidas no encaminhamento. O que está acontecendo é que o chefe de um dos poderes, o presidente da República, tem feito sucessivas agressões e desafios ao poder Judiciário, que por sua vez tem respondido”, continuou. 

“Se Bolsonaro está querendo guerra de torcida e ficar de ‘vamos conversar e acalmar’, isso é uma opção do presidente da República. O respeito constitucional independe dessas conversas, não é necessário. Não tem que ter união nenhuma, tem que ter harmonia. Se eles funcionarem direito, tudo acaba se encaminhando de maneira correta”, concluiu Molica.

O Liberdade de Opinião tem a participação de Fernando Molica e Alexandre Garcia. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.

Fernando Molica no quadro Liberdade de Opinião
Fernando Molica no quadro Liberdade de Opinião
Foto: CNN Brasil (19.ago.2021)

As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.

Mais Recentes da CNN