FHC diz que prévias do PSDB foram democráticas e devem ser respeitadas
Fala do ex-presidente ocorre um dia depois de o governador João Doria chamar de ‘golpe’ tentativa de setores do partido de reverter resultado da escolha interna de novembro
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou nesta segunda-feira (28), por meio de sua conta no Twitter, que as prévias do partido que definiram em novembro de 2021 a pré-candidatura do governador João Doria à Presidência devem ser respeitadas.
“As prévias do PSDB foram realizadas democraticamente. Assim sendo, penso que devem ser respeitadas”, publicou o ex-presidente.
A manifestação ocorre um dia depois de Doria classificar como “golpe” a tentativa de setores do partido de reverter sua pré-candidatura.
“As prévias foram realizadas durante três meses em todo o Brasil, 44 mil eleitores do PSDB votaram. Houve a homologação, um ato celebrado em Brasília com os três candidatos que disputaram, o senador Arthur Virgílio, o governador Eduardo Leite e eu, com a presença do presidente nacional do PSDB”, disse o governador. “Qualquer outro sentimento diferente disso é golpe”, completou.
Doria vem sendo pressionado por um grupo de tucanos a desistir da candidatura devido às dificuldades em decolar nas pesquisas de intenção de voto. Em entrevista à CNN em 16 de março, o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou que a determinação de Doria em continuar como pré-candidato é “algo a ser elogiado”, mas disse haver risco “quando a determinação vira obsessão”.
“Uma eventual derrota de João Doria neste momento levará o PSDB a ter uma posição de pouca significância no cenário nacional”, afirmou.
Na pesquisa Datafolha mais recente, publicada na quinta-feira (24), Doria aparece em sexto lugar, com apenas 2% das intenções de voto.
Na segunda-feira (21), durante uma entrevista, o governador paulista afirmou que a população brasileira ainda não está preocupada com as eleições e que há “tempo suficiente para formar essa terceira via”. PSDB, MDB e União Brasil negociam o lançamento de uma candidatura única à Presidência.
Eleições 2022
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
* Publicado por Estêvão Bertoni