Filho de governador de SC desiste de assumir cargo de secretário da Casa Civil do estado
Filipe Mello afirmou que vai continuar ajudando o governo sem cargo oficial
O advogado Filipe Mello, filho do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou em uma publicação no Instagram que desistiu de assumir o cargo de secretário da Casa Civil do estado.
O nome dele foi chancelado pelo pai por conta do “próprio mérito e à competência comprovada”. No entanto, a indicação chegou a ser suspensa por meio de uma liminar a pedido do diretório estadual do PSOL, mas foi autorizada pelo Tribunal de Justiça catarinense após um pedido da Procuradoria-Geral de Santa Catarina.
Na publicação, Filipe Mello disse que vai continuar “auxiliando o governador” da maneira que faz hoje, sem cargo oficial na estrutura do Estado. “Quem nos conhece sabe da relação que temos e sabe que não preciso de emprego”, escreveu.
O advogado agradeceu o apoio e ironizou afirmando que o defeito dele é “biológico” por ser filho de Jorginho Mello.
Desde 2008, uma súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal atribui nepotismo a nomeação de cônjuges ou parentes até terceiro grau ou afinidade, porém não inclui os cargos políticos. Por isso, a indicação como secretário do primeiro escalão de Mello foi permitida.