Gleisi defende Hugo Motta: "Nada autoriza ataques pessoais"
Em meio a debate sobre IOF, ministra de Lula diz repudiar críticas e ofensas "desqualificadas" contra presidente da Câmara

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, defendeu, nesta quarta-feira (2), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de ataques pessoais que ele vem sofrendo nas redes sociais.
"O debate, a divergência, a disputa política, fazem parte da democracia. Mas nada disso autoriza os ataques pessoais e desqualificados nas redes sociais contra o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, o que repudio", disse Gleisi.
"Não é assim que vamos construir as saídas para o Brasil, dentre as quais se destaca a justiça tributária. O respeito às instituições e às pessoas é essencial na política e na vida", prosseguiu.
O debate, a divergência, a disputa política fazem parte da democracia. Mas nada disso autoriza os ataques pessoais e desqualificados nas redes sociais contra o presidente da Câmara, deputado @HugoMottaPB, o que repudio. Não é assim que vamos construir as saídas para o Brasil,…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) July 2, 2025
O caso acontece após a aprovação na última semana do projeto que derrubou o aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) decretado pelo governo federal, que foi pautado na Câmara por Hugo.
O líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), também saiu em defesa do presidente.
Para Guimarães, Hugo "como qualquer representante em uma democracia plena, tem o direito de defender suas convicções. Nossa luta não se dirige contra indivíduos, mas em favor de princípios e propostas".
*Sob supervisão de Douglas Porto