Governadores farão cinco pedidos à ONU para combater a pandemia da Covid-19

Segundo apuração da âncora da CNN Daniela Lima, o grupo liderado pelo governador do Piauí, Wellington Dias, envolvem ajuda por vacinas

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Fórum de Governadores fará nesta sexta-feira (16) uma reunião com Amina Mohamed, secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a chegada de mais vacinas e outros tipos de ajuda ao Brasil para o enfrentamento da pandemia.

Segundo apuração da âncora da CNN Daniela Lima, o grupo de governadores, que será liderado por Wellington Dias (PT), do Piauí, vai entregar para a ONU uma carta com cinco tópicos prioritários de ajuda. Abaixo, os temas que serão levados para o encontro:

  1. Clamam que a ONU ofereça ajuda humanitária para viabilizar a compra de mais vacinas para acelerar o processo de imunização.
  2. Vão pedir para que sejam envidados esforços para mediação nas relações entre Brasil e China para tentar antecipar a entrega suplementar de IFA ainda no mês de abril.
  3. Solicitam apoio para viabilizar a importação de 5 milhões de doses em abril e 3,1 milhão de doses em maio da Coreia, da Espanha, da Itália ou de qualquer país produtor. Os governadores pedem ajuda para que o IFA também chegue em dia para a Fiocruz, que vem reduzindo o cronograma de entrega.
  4. Pedem que a ONU ajude o Brasil a falar com os EUA, sobre o estoque que não será usado no processo de vacinação americana para que ele possa ser comprado ou emprestado ao Brasl, condicionado a uma devolução posterior.
  5. Ajuda para obtenção de insumos hospitalares, como oxigênio e medicações que compõem o chamado Kit intubação.
ONU pode ajudar o Brasil a conseguir antecipação de vacinas
ONU pode ajudar o Brasil a conseguir antecipação de vacinas
Foto: Reprodução/ONU

Publicado por Guilherme Venaglia

Mais Recentes da CNN