Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo brasileiro cumprimenta novo presidente chileno cinco dias após eleição

    Ex-líder estudantil e candidato de esquerda Gabriel Boric venceu o opositor José Antonio Kast em pleito realizado no domingo (19)

    Gabriel Boric foi confirmado o novo presidente do Chile em eleições no domingo (19)
    Gabriel Boric foi confirmado o novo presidente do Chile em eleições no domingo (19) Getty Images

    Juliana Eliasda CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nesta quinta-feira (23) uma nota cumprimentando o presidente recém-eleito do Chile, Gabriel Boric, pela vitória. A mensagem foi enviada cinco dias após a realização do pleito no país.

    O ex-líder estudantil e candidato de esquerda foi confirmado o novo presidente do Chile em eleições que ocorreram no domingo (19), derrotando o concorrente de direita José Antonio Kast.

    “O governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à Presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato”, diz a nota oficial.

    “Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito.”

    Os líderes dos principais países da América Latina e de outras regiões parabenizaram Boric no próprio domingo, pouco depois de a contagem de votos confirmar sua vitória.

    Em sua live mais cedo nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que estava em viagem nos últimos dias e que, logo, as Relações Exteriores se pronunciariam.

    “Praticamente metade da população se absteve, e a outra metade foi votar e deu 55% pro tal do Boric”, disse Bolsonaro. “Cheguei de viagem, e o Itamaraty vai apresentar os cumprimentos formais ao recém eleito presidente do Chile.”

    Mais Recentes da CNN