Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo busca agilizar trabalho com drenagens para “recuperar o tempo perdido”, diz ministro das Cidades à CNN

    Segundo Jader Filho, pasta já está trabalhando para tornar os municípios mais preparados para possíveis desastres climáticos

    Manoela Carluccida CNN*

    São Paulo

    O ministro das Cidades do Brasil, Jader Filho, disse em entrevista à CNN nesta segunda-feira (15) que o governo está buscando trabalhar com a prevenção de eventos climáticos como os últimos ocorridos neste final de semana no Rio de Janeiro.

    Segundo ele, essa é a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos percebendo que esses eventos climáticos só fazem crescer a cada ano e a gente precisa priorizar. Não queremos mais ver cenas como essas que vocês estão passando se repetirem no nosso país”, disse Jader Filho.

    Além disso, ele também informou que os projetos de drenagem e contenção de encostas são prioridade no momento para a pasta.

    O principal desafio é também, segundo o ministro, preparar a cidade para esses eventos. “Precisamos tornar nossas cidades mais resilientes para que a gente esteja mais preparado para esses desafios.”

    Ao longo da entrevista, Jader Filho ressaltou a importância de manter um diálogo com as lideranças municipais para que o governo consiga ter de fato uma noção clara de quais são as necessidades e urgências de cada município.

    A partir dessa ideia, o ministério informou sobre a criação de um convênio com a Fiocruz para elaboração de planos municipais de contenção de riscos. A ideia é que esse convênio alcance cerca de 200 cidades ao redor do país.