Governo de SP cria plataforma para quem busca emprego e qualificação

Programa “Trampolim” reúne vagas e cursos gratuitos para população que está interessada em melhorar a carreira profissional

Stêvão Limana, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

A gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se prepara para anunciar a criação da plataforma “Trampolim”, um mecanismo que busca reunir informações sobre vagas de trabalho, cursos de qualificação profissional e até auxílio para criação de currículos e aplicação de testes vocacionais. O anúncio oficial está marcado para a próxima terça-feira (8), no Palácio dos Bandeirantes.

O projeto também colocará os candidatos “em ação” em um simulador de entrevista de emprego, com informações baseadas em sistemas de inteligência artificial. A medida terá a parceria da Fundação Wadhwani, tradicional no setor, além de instituições como Sebrae, Ciesp e Senai.

Segundo o governo de São Paulo, a plataforma deseja ser um “hub estadual de ofertas” ao promover oportunidades e integração do mercado de trabalho com o poder público.

O projeto promete ser mais um acréscimo na gestão social dos paulistas, pois promoverá o apoio à inclusão digital de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade ou de exclusão digital, como o caso de apenados do sistema penitenciário.

Combate à pobreza

Na cerimônia desta terça também está prevista a sanção da lei que institui o programa “SuperAção” no estado de São Paulo. De autoria do governo estadual, a medida prevê o investimento de até R$ 500 milhões em ações de combate à pobreza no estado.