Governo de SP vai criar protocolos para flexibilizar quarentena
Flexibilização será gradual e não há chances de uma cidade passar do estágio atual de isolamento para a situação que vigorava antes da pandemia

Segundo a CNN apurou, três fatores serão essenciais na análise da possibilidade de afrouxamento do isolamento:
1) Se a população respondeu bem à fase mais aguda da quarentena;
2) Se a curva de contágio e de letalidade da COVID-19 na cidade está descendente; e
3) Se o sistema de saúde público e privado da localidade está em condições de receber um número acima da média de doentes.
Leia também:
Doria planeja ‘flexibilização heterogênea’ da quarentena para cidades paulistas
Reabertura em SP deve começar pelo interior e com uso de máscara obrigatório
De toda forma, garantem fontes do governo estadual, a flexibilização será gradual e não há chances de uma cidade passar do estágio atual de isolamento para a situação que vigorava antes de a pandemia chegar ao Brasil.
O governo paulista só pretende divulgar todos os detalhes do plano de afrouxamento da quarentena no dia 8 de maio, às vésperas de o decreto que estabelece o estágio de isolamento que vigora hoje expirar, no dia 10.
Minúcias do plano ainda estão em discussão entre as equipes de saúde e de economia que estão na linha de frente do combate à crise instalada pelo novo coronavírus.
A intenção do governo é “dar uma janela de esperança e de previsibilidade” ao empresariado do estado, na tentativa de minimizar demissões e perda de renda de trabalhadores.