Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo do Pará vai reformar escolas que servirão como alojamento durante a COP30

    Objetivo é que prédios funcionem no padrão de hostels; Belém deve receber cerca de 50.000 visitantes em novembro de 2025

    Helder Barbalho (MDB), governador do Pará
    Helder Barbalho (MDB), governador do Pará Reprodução / Agência Pará

    Lucas Schroederda CNN São Paulo

    O governo do Pará vai reformar 11 escolas que servirão de alojamento para a Conferência das Partes das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada na capital Belém, em novembro de 2025.

    O objetivo é que as escolas funcionem no padrão de hostels, com novos banheiros e beliches para atender aproximadamente 5.000 pessoas.

    Segundo o governo estadual, 17 escolas devem receber este tratamento – quatro já estão em obras, além das onze cujas ordens de serviço serão assinadas pelo governador Helder Barbalho (MDB) nesta terça-feira (9). Outras duas escolas estão em processo de licitação. O investimento é de R$ 68 milhões.

    Ainda de acordo com o governo paraense, a utilização de escolas durante a COP é uma das estratégias para suprir a demanda por leitos para a realização do evento internacional.

    A estimativa dos organizadores é de que Belém receba aproximadamente 50.000 pessoas no dia de pico, quando ocorre o encontro entre os chefes de Estado.

    A rede hoteleira local passará por expansão e reforma através de investimentos do Ministério do Turismo. Haverá também a oferta de aluguéis de curta temporada através de aplicativos e de hospedagem, além da utilização de navios cruzeiro que deverão ancorar no porto de Belém e funcionar como hotéis flutuantes.

    Em março de 2025, o Pará sediará o evento “Reflorestando Mentes – Conferência Infanto Juvenil sobre Educação no Contexto das Mudanças Climáticas”, que reunirá estudantes de mais de 50 países de todo o Brasil e de 144 municípios paraenses. Quatro escolas, entre as 17, servirão de alojamento para os estudantes neste evento teste para a COP30.