Eleições 2022

Governo Federal antecipa pagamento do Auxílio Brasil

Anúncio ocorre no dia seguinte à confirmação das urnas de que o atual presidente terá que disputar segundo turno das eleições

Leonardo Ribbeiro, da CNN, em Brasília
Imagem ilustrativa do aplicativo do Auxílio Brasil  • Kevin David/A7 Press/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

No dia seguinte da decisão que levou Jair Bolsonaro (PL) ao segundo turno, o Governo Federal anunciou a antecipação do pagamento do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás referentes ao mês de outubro.

Os benefícios serão pagos entre os dias 11 e 25, conforme o calendário divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Cidadania e pela Caixa.

Pela previsão anterior, os auxílios poderiam ser sacados de 18 a 31 de outubro. Ou seja: foram antecipados em sete dias. Em agosto, próximo do início oficial da campanha eleitoral, também houve essa antecipação.

Em setembro, integrantes do governo chegaram a ventilar a possibilidade de pagamento dos benefícios mais cedo, mas isso não ocorreu.

Atualmente, mais de 20,2 milhões de pessoas estão inscritas no cadastro do governo para receber o auxílio de R$ 600. Já o benefício criado para amenizar o impacto do preço do gás no orçamento de família, tem aproximadamente 5,6 milhões inscritos.

Neste caso, os beneficiários recebem, a cada dois meses, 100% do valor da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos.