Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Grupo próximo a deputados organizou caravana de radicais a Brasília

    Em publicações nas redes sociais, é possível ver que o Avante Brasil divulgou e participou de carreatas e manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a favor da intervenção militar.

    Brasília contabiliza estragos nas sedes dos Três Poderes no dia seguinte a ataque
    Brasília contabiliza estragos nas sedes dos Três Poderes no dia seguinte a ataque Secom / Reprodução

    Vital Netoda CNN

    São Paulo

    Líderes do grupo Avante Brasil Campinas foram responsáveis por ao menos um ônibus que levou manifestantes para participar dos atos em Brasília gratuitamente. Em 2022, o grupo organizou dois seminários conservadores que contaram com palestras de deputados federais do Partido Liberal (PL).

    Os Deputados que responderam à CNN repudiaram os atos de vandalismo e depredação ocorridos durante as manifestações golpistas do último domingo.

    Em publicações nas redes sociais, é possível ver que o Avante Brasil divulgou e participou de carreatas e manifestações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a favor da intervenção militar.

    O empresário Raphael André Leite, também conhecido como Rafael Avante Brasil, um dos líderes do grupo, compartilhou em suas redes sociais diversos vídeos dos acampamentos de manifestantes que se instalaram em Brasília para protestar contra o resultado das eleições, nas quais o presidente Lula saiu vitorioso, em outubro.

    Além disso, mensagens sobre a organização de uma excursão de ônibus gratuitos circularam em grupos bolsonaristas no Telegram na última semana. Nas postagens, Rafael aparecia como um dos organizadores e os interessados deveriam entrar em contato com ele ou com outro organizador, não identificado pela reportagem. O ônibus anunciado partiria de Campinas com destino aos acampamentos instalados na capital federal.

    Nas publicações que circulam em grupos do Telegram, o grupo oferecia ônibus gratuito, com refeições inclusas e acomodação em acampamento com banheiros químicos na região do Palácio do Planalto, em Brasília. As publicações ainda trazem o bordão do ex-presidente: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”.

    Procurado, Raphael afirmou que, na verdade, o ônibus gratuito com alimentação inclusa foi organizado para os atos de novembro. No domingo, ele organizou uma excursão que partiu de Campinas, mas que não conseguiu chegar ao Distrito Federal.

    Segundo ele, membros de grupos das redes sociais resgataram as mensagens antigas sobre o transporte gratuito e compartilharam como se fosse atual. Ele também negou ser um dos organizadores dos acampamentos e disse que sua participação foi como cidadão. Raphael também condenou a violência e depredações dos atos de domingo.

    Ligação com Deputados

    Em março e setembro de 2022, o Avante Brasil organizou uma seminários conservadores na região de Campinas. Os eventos contaram com a presença do Deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), dos deputados eleitos Paulo Bilynskyj (PL-SP), Marcos Pollon (PL-MS) e do ex-ministro Ricardo Salles.

    O grupo ainda divulgou um encontro com apoiadores da Deputada Federal Carla Zambelli (PL-SP) e com o Deputado Estadual eleito Bruno Zambelli (PL-SP), em Hortolândia, em setembro de 2022.

    Em resposta à CNN, os deputados Paulo Bilynskyj e Marcos Pollon afirmaram que participaram de diversas palestras ao longo de 2022 e que o contato com os organizadores é limitado ao que é tratado nos eventos.

    A deputada Carla Zambelli disse ter visitado mais de 60 municípios durante a campanha e que não participou de eventos organizados pelo grupo. Já o deputado estadual Bruno Zambelli afirmou conhecer o grupo e Raphael Leite, mas que a relação se restringe às palestras.

    Os deputados Luiz de Orleans e Bragança e Ricardo Salles não responderam aos pedidos de nota até a publicação da reportagem.

    Caravanas são alvo da justiça

    O Ministro da Justiça, Flávio Dino, já anunciou que os organizadores e financiadores das caravanas de ônibus que levaram manifestantes a Brasília serão alvo das investigações que buscam punir os responsáveis pela invasão dos palácios dos três poderes, no último dia 8.

    Ainda no domingo à noite, Dino disse que a polícia havia apreendido dezenas de ônibus “porque eles são instrumentos de perpetuação desses crimes”. De acordo com Dino, todos os ônibus que se dirigiram a Brasília neste domingo já foram identificados, bem como “todos os financiadores de tais ônibus”.

    Veja na íntegra do posicionamento dos citados

    Raphael Leite

    Parte das informações não são verdadeiras. Sou sim líder do movimento Brasil Avante Campinas.

    Organizamos seminários conservadores em campinas e região. Porém, o post que circulou informando sobre a caravana, que estava tudo pago incluindo refeição, foi de uma caravana realizada em novembro/2022, quando realmente estive lá. Na caravana que houve no último final de semana, coordenei apenas um ônibus que saiu domingo 08/01/2023 às 19:30 de Campinas e não conseguiu chegar em Brasília. Em momento algum fui organizador de acampamento, apenas participei como cidadão de forma democrática. Afirmo também não concordar com atos violentos e lamento o ocorrido.

    Bruno Zambelli

    Em ligação com a reportagem, o deputado estadual eleito, Bruno Zambelli, afirmou que esteve em pelo menos duas palestras do grupo Avante Brasil Campinas e que conhece o senhor Raphael Leite, apesar de não ter uma relação de proximidade com ele. O deputado também repudiou os atos violentos e a depredação dos prédios do poder em Brasília, que, para ele, foram causados por pessoas infiltradas entre os manifestantes.

    Paulo Bilynskyj

    Informo que como homem público, delegado de polícia, professor e instrutor de tiro, recebo rotineiramente convites das mais diversas organizações para proferir aulas, cursos e palestras, a título de exemplo, no mês mencionado foram mais de 60 palestras proferidas. Nestas ocasiões, cumpro objetivamente o motivo pelo qual fui convidado ou contratado. Ressalto meu compromisso com a democracia e minha condenação aos atos de vandalismo de alguns grupos realizados neste último domingo (8)”.

    Marcos Pollon

    Sou palestrante convidado para uma dezena de eventos todos os anos, não conheço nem tenho contato com os organizadores do referido evento; todos os eventos que participo dependem apenas de compatibilidade de agenda. Todos que acompanham meu trabalho sabem que não sou favorável a qualquer tipo de intervenção violenta, e defendo a atuação pacífica e ordeira, respeitando as instituições. Por acreditar na mudança por meio da democracia participei do último pleito eleitoral!

    Carla Zambelli

    Durante as eleições, dentre os mais de 60 municípios que visitei, cumpri agenda de campanha em Hortolândia, na ocasião acompanhada do senador Marcos Pontes e outros candidatos. Tive encontros com vários apoiadores locais. Não participei de nenhum evento promovido pelo grupo.
    *A assessoria da deputada compartilhou um vídeo no qual ela repudia os atos de vandalismo e comenta a situação política do país.