Haddad defende ida ao STF e espera aval de Lula sobre IOF

Em São Paulo, Haddad sinaliza alinhamento com ala do governo que vê inconstitucionalidade em decreto legislativo aprovado pelos deputados

Bruno Teixeira, da CNN, São Paulo
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad  • 04/03/2025 - REUTERS/Adriano Machado
Compartilhar matéria

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que já conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a derrubada do decreto que aumentava o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). De acordo com Haddad, Lula ainda está ouvindo outros ministros sobre a questão.

“O presidente Lula está ouvindo os ministros e vai tomar uma decisão. Vamos aguardar a decisão do presidente”, afirmou.

O ministro, que é favorável a judicialização do Projeto de Decreto Legislativo aprovado pela Câmara, participou de uma aula na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, onde é graduado, na manhã desta sexta-feira (27).

Haddad também foi questionado por jornalistas se haverá cortes adicionais no Orçamento para arrecadação de novas receitas, mas manteve o posicionamento de se manifestar sobre a questão após a decisão de Lula.

Conforme apuração da analista da CNN Brasil, Tainá Falcão, o presidente Lula já decidiu acionar o STF contra a derrubada do decreto.

A Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a tese que será apresentada ao Supremo com argumentos do Ministério da Fazenda.