Homenagem a Gilmar Mendes tem encontro entre Bolsonaro e Moraes

Reunião foi promovida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e teve uma rápida conversa entre as duas autoridades

Juiz do STF Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro
Juiz do STF Alexandre de Moraes e o presidente Jair Bolsonaro Rosinei Coutinho/SCO/STF e Adriano Machado/Reuters

Gustavo Uribeda CNN

Brasília

Ouvir notícia

Um jantar em homenagem ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que completa 20 anos de Suprema Corte, reuniu na noite de quarta-feira (22) governistas e oposicionistas na capital federal.

O encontro foi promovido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e contou com as presenças, por exemplo, do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Alexandre de Moraes.

Os dois, de acordo com relatos feito à CNN por autoridades presentes, não se sentaram próximos, mas se cumprimentaram no início do jantar.

E, ao final, tiveram uma breve conversa amigável, na qual falaram sobre futebol, mas sem abordar o cenário político.

Em discurso, também relatado à CNN, Gilmar fez uma defesa da democracia e da saúde pública. Na fala, sinalizou que o espaço da política é o da classe política.

Além de Mendes, o também ministro da Suprema Corte Ricardo Lewandowski ressaltou os atributos de Mendes, como um magistrado de coragem e formador de opinião.

O jantar ocorre em meio a uma piora na relação entre o Judiciário e o Executivo, sobretudo diante das críticas do presidente a integrantes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Nas últimas semanas, integrantes do STF têm buscado o Poder Legislativo na tentativa de que ele atue como uma espécie de mediador para retomar o diálogo entre o Palácio do Planalto e a Suprema Corte.

Procurado pela CNN, o ministro Gilmar Mendes ainda não respondeu à reportagem.

Fotos – Momentos marcantes das eleições brasileiras

Mais Recentes da CNN