Hugo: governo deve aproveitar disposição do Congresso em pautas impossíveis

Presidente da Câmara quer alternativa ao aumento do Imposto sobre Operações Financeira (IOF)

Manoela Carlucci, da CNN, São Paulo
  • Reprodução
Compartilhar matéria

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o governo federal deve aproveitar o momento atual, em que o Congresso está disposto, de acordo com ele, "a encarar pautas que antes eram praticamente impossíveis".

O parlamentar comentava a reação dos parlamentares ao decreto anunciado pelo Poder Executivo na semana passada, que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A Câmara o Senado são contra a medida do Ministério da Fazenda. Na coletiva, Hugo defendeu a criação conjunta entre Congresso e governo federal, de uma alternativa ao aumento do IOF.

“O país está cansado de aumento de impostos", justifica o presidente da Casa legislativa.

Ainda ao responder perguntas de jornalistas, Hugo citou como alternativa, a possibilidade da elaboração de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) -- quando o Congresso apresenta um projeto para regulamentar atos do Poder Executivo.

"Da mesma forma que o governo também nos garantiu que pode, ou não, apresentar alternativa, nós também deixamos claro que nossa alternativa pode ser pautar o PDL [Projeto de Decreto Legislativo]", afirmou.

"Tanto eu, quanto o Davi [Alcolumbre] poderíamos ter colocado o PDL, com certeza teria sido aprovado", acrescentou.