Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inflação e insegurança são temas que podem marcar derrota democrata, diz analista

    As eleições de meio de mandato dos Estados Unidos acontecem na terça-feira (8), renovando 435 assentos na Câmara de Representantes

    Gustavo Zanferda CNN*

    As eleições de meio de mandato dos Estados Unidos acontecem na terça-feira (8), renovando 435 assentos na Câmara de Representantes.

    Segundo Brian Winter, analista político e editor chefe da revista Americas Quarterly, os temas em foco na corrida eleitoral são inflação e insegurança. “Com o crime realmente crescendo, temos uma ampla possibilidade de realmente [ter] uma grande derrota para os democratas”, afirma Winter.

    Os republicanos abrem vantagem com a maioria das intenções de voto para as cadeiras, o que será um dos problemas que o governo de Joe Biden enfrentará até o fim do seu mandato. Para o analista, “se os democratas perderem o controle das duas câmaras, o que é uma possibilidade real, basicamente muita gente vai achar que o governo Biden acabou”.

    Winter aponta, ainda, falhas nos discursos dos democratas. “Eu acho que também tem um certo cansaço entre o americano com esse tema da democracia. […] É a linha que Biden usou várias vezes, que estamos votando entre a democracia e o fascismo. Pode ser até verdade em alguns casos, não todos, mas o eleitor cansa. Não pode manter uma mobilização constante, isso traz lições para outros países do mundo também. Chega um momento em que esse papo, esse discurso, realmente cansa os eleitores, que começam a pensar mais em temas da vida cotidiana deles, o que é lógico”.

    Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima

    *Com produção de Thiago Felix, da CNN, em São Paulo