Investigação sobre Covaxin precisa de ‘muita serenidade’, diz Eduardo Girão

Senador diz que deputado Luis Miranda é 'controverso' e defendeu 'abordagem assertiva' em depoimento de irmãos

Produzido por Rudá Moreira e Gustavo Zucchi, da CNN, em Brasília

Ouvir notícia

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que é membro titular da CPI da Pandemia, disse à CNN que as denúncias de irregularidades no contrato de aquisição da vacina indiana Covaxin requerem “muita serenidade” para que a investigação ocorra sem pré-julgamentos.

Nesta sexta-feira (25), os personagens centrais da denúncia de um suposto esquema de corrupção na compra do imunizante, o deputado Luis Miranda (DEM-DF) e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda, prestam depoimento à comissão do Senado.

“Precisamos, nesse momento, ter muita serenidade e ser assertivo, sem pré-julgamentos”, disse Girão. “Hoje faremos perguntas para o deputado e o servidor sobre o que aconteceu. Vamos ter acesso aos documentos de um lado e de outro, e onde tiver realmente problema de corrupção eventual, precisamos combater”, completou.

O senador governista também citou uma “guerra de narrativas” presente na CPI que atrapalha a apuração do repasse de recursos da União a estados e municípios durante a pandemia. “Não podemos fazer como outros colegas que, antes mesmo de começar a CPI, já disseram quem é o culpado e quem é o inocente. Isso atrapalha o trabalho sério que a CPI deveria fazer”, disse.

‘Controverso’

O deputado Luis Miranda, que revelou à CNN ter apresentado provas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) das irregularidades do contrato da Covaxin, foi chamado de “controverso” pelo senador Eduardo Girão.

“Eu acredito que precisamos ter uma abordagem assertiva [no depoimento dos irmãos Miranda]. Por mais que o mensageiro seja controverso e tenha alguns problemas graves na sua história, temos que ir aos fatos. Precisamos ter pelo menos uma clareza para tentar encontrar eventuais problemas”, defendeu o parlamentar.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) em entrevista à CNN
O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) em entrevista à CNN (16.jun.2021)
Foto: Reprodução / CNN

Mais Recentes da CNN