Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Israel envia purificadores de água para o Rio Grande do Sul

    Governo federal também enviou os equipamentos para o estado

    Gabriel Garciada CNN

    Brasília

    Israel irá enviar purificadores de água para o Rio Grande do Sul. A informação foi dada à CNN pela embaixada de Israel.

    O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) se reuniu, na noite de quarta-feira (8), com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, para solicitar apoio internacional às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

    “Nós, como Estado de Israel, iremos doar purificadores de água. São máquinas que podem transformar a água das ruas e das enchentes, purificando, para que tenham qualidade e seja possível beber. Que possamos no futuro ter menos desafios dessa grandiosidade”, afirmou o embaixador.

    Purificadores enviados pelo Governo Federal

    O governo federal enviou ao Rio Grande do Sul quatro purificadores de água nesta quarta, cuja capacidade conjunta é de purificar até 20 mil litros de água por dia.

    Desenvolvido pela empresa brasileira PWTech, o dispositivo pode funcionar de duas maneiras: transformando águas contaminadas de rios, lagos e poços em água potável ou tratando água de chuva até que se torne própria para o consumo humano.

    Nomeado PW5660, o purificador é portátil e, segundo a empresa desenvolvedora, capaz de remover totalmente os vírus e bactérias da água, além de reduzir até 99,5% de partículas finas de sólidos suspensos no líquido (que deixam a água turva).

    O aparelho foi projetado para atender comunidades carentes e com dificuldades de acesso à água potável. Por isso, ele já foi criado com especificações que facilitam o uso.
    Entre elas estão, por exemplo: a capacidade bivolt, as dimensões de 80 por 50 e 40 centímetros, e o peso de 15 quilos.

    Além disso, o apetrecho inclui uma placa solar que facilita a instalação e a portabilidade.