Jair Bolsonaro faz motociata com apoiadores em Florianópolis

Essa é a sétima manifestação do gênero realizada. Em discurso, presidente voltou a atacar ministros do Supremo

Beatriz Gurgel e Giovanna Galvani, da CNN, em São Paulo*

Ouvir notícia

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou neste sábado (7) uma nova motociata com apoiadores, a 7ª até o momento, desta vez em Florianópolis, capital de Santa Catarina. O percurso durou por volta de 2h30 e contou também com interações com apoiadores.

O trânsito da cidade foi completamente alterado pelas polícias rodoviária e militar para que o translado da motociata pudesse passar pelas vias Beira-Mar Sul, Beira-Mar Norte, SC-401, Ponte Colombo Salles e Beira-Mar Continental.

Apesar de o estado de Santa Catarina ter um decreto que determina o uso obrigatório de máscaras, Bolsonaro não utilizou uma ao cumprimentar manifestantes. Muitos dos presentes também foram flagrados sem o item de segurança, essencial no enfrentamento da Covid-19. A multa pelo descumprimento de medidas varia entre R$ 500 e 1000.

Passeios similares já ocorreram em Brasília (DF), no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP), Chapecó (SC) e Porto Alegre (RS). Ainda não há uma estimativa de quantas motos estiveram presentes no ato. Também foram observadas lanchas e outras embarcações nos arredores dos locais percorridos. 

Ao fim do percurso, Bolsonaro fez um breve discurso aos presentes e voltou a falar sobre a realização das eleições do próximo ano, dirigindo novas críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas últimas semanas, Bolsonaro tem aumentado a ofensiva pela aprovação do voto impresso – que foi rejeitado na comissão especial da Câmara dos Deputados, mas irá para a votação em plenário, segundo anunciou Arthur Lira (PP-AL), presidente da casa. 

“Faremos tudo pela nossa liberdade, por eleições limpas, democráticas. Eleição fora disso que eu falei não é eleição. Há mais de um ano tenho advertido que temos que ter eleições limpas no Brasil. Não continuem nos provocando, não queiram nos ameaçar. Quem está com Deus e o povo tem o poder”, declarou o presidente ao fim do ato. 

Bolsonaro Motociata Florianópolis
O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido), participa de motociata na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina
Foto: JERÔNIMO DO CARMO/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

 *Com informações da Agência Estado

Mais Recentes da CNN