Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Janja alimenta filhotes de ema no Alvorada e Lula provoca Bolsonaro

    Ela alimentou as aves com folhas de couve, que fazem parte da dieta de vegetais e ração dada aos animais

    Pedro Nogueirada CNN

    Em Brasília

    Doze filhotes de ema nasceram no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, acompanhou de perto os cuidados com os filhotes nesta sexta-feira (6).

    Ela alimentou as aves com folhas de couve, que fazem parte da dieta de vegetais e ração dada aos animais.

    Vídeo: Michelle à CNN sobre móveis do Alvorada: Me acusam de furto, mas faltou transição

    “A Janja sempre pergunta e ela tem participado. Ela sempre cobra e quer que os animais sejam bem tratados”, disse o veterinário Pedro Ivo Braga, responsável pelo cuidado dos animais nas residências oficiais da Presidência.

    O especialista explicou que será construído um recinto especial para dar o melhor cuidado para os animais. A instalação será feita em parceria com a Itaipu Binacional, empresa na qual Janja trabalhou durante anos antes de se aposentar.

    Segundo ele, em uma área grande como o Palácio da Alvorada, que tem 35 hectares, os cuidados são especialmente necessários, já que há predadores naturais no ambiente, como gaviões e carcarás.

    Presidente provoca gestão anterior

    Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou fotos dos filhotes de ema com a seguinte mensagem: “Olhem as eminhas que nasceram aqui no Alvorada. Elas vão crescer livres e sem o risco de serem ameaçadas com cloroquina”.

    A fala é uma referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi fotografado “oferecendo” uma caixa de cloroquina a uma ema no Palácio, em junho de 2020, auge da pandemia de Covid-19.

    A gestão anterior também já foi acusada de maus tratos com os animais, já que três emas morreram no começo de 2023. A autópsia revelou que a aves tinham excesso de gordura visceral, o que pode ser causado por alimentação inadequada.