Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jimmy Carter foi um amante da democracia e defensor da paz, diz Lula

    Ex-presidente dos Estados Unidos morreu neste domingo aos 100 anos

    Douglas Portoda CNN , São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter foi um amante da democracia e um defensor da paz.

    Carter morreu neste domingo (29) aos 100 anos. Lula deixou seus sentimentos aos seus familiares, amigos, correligionários e compatriotas.

    “Jimmy Carter foi senador, governador da Geórgia e presidente dos Estados Unidos. Foi, acima de tudo, um amante da democracia e defensor da paz”, disse Lula.

    Ainda segundo o presidente, o ex-mandatário norte-americano, no fim dos anos 1970 pressionou a ditadura militar brasileira pela libertação dos presos políticos.

    “Depois, como ex-presidente, continuou militando pela promoção dos direitos humanos, pela paz e pela erradicação de doenças na África e na América Latina”, prosseguiu.

    Para o chefe do Executivo, Carter teve um trabalho como ex-presidente, ao longo de décadas, tão ou mais importante do que seu mandato na Casa Branca, entre 1977 e 1981.

    “Criticou ações militares unilaterais de superpotências e o uso de drones assassinos. Trabalhou junto com o Brasil na mediação de conflitos na Venezuela e na ajuda ao Haiti. Criou o Centro Carter, uma referência mundial em democracia, direitos humanos e diálogo. Será lembrado para sempre como um nome que defendeu que a paz é a mais importante condição para o desenvolvimento”, finalizou o presidente.

    Tópicos