Kassio é incógnita nos cálculos de Mendonça sobre votos no caso Moraes
Ministro tem dúvidas nos bastidores sobre posição de Kassio caso Fachin leve pedido de abertura contra Moraes ao plenário

O voto do ministro Kassio Nunes Marques sobre abertura de investigação contra Alexandre de Moraes é visto como uma incógnita nos cálculos de André Mendonça, segundo pessoas próximas ao relator do caso do Banco Master.
A decisão sobre a realização de um julgamento contra Moraes ainda não foi tomada pelo presidente da corte, ministro Edson Fachin, mas Mendonça, que solicitou a análise do caso, já faz contas sobre como ficaria o placar do tema no plenário.
Nas previsões feitas pelo magistrado, que levantou sigilo de diálogos de Moraes com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro e quer que a corte decida se o ministro deve ser julgado, a principal dúvida diz respeito a Nunes Marques, único além dele também indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro ao Supremo.
Ambos ampliaram o alinhamento nos últimos meses. De um lado, Mendonça tem dado respaldo à gestão de Kassio à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e, de outro, Kassio deu votos decisivos para garantir vitórias importantes a Mendonça como relator das investigações sobre fraudes do Master.
A avaliação, porém, é que a instauração de investigação contra um integrante da corte trata de um tema mais delicado e que a posição de Kassio é mais imprevisível.
Isso porque, o ministro costuma se alinhar a Mendonça em julgamentos importantes, mas segue uma linha mais garantista do direito, ou seja, que costuma dar mais prevalência às teses de advogados que das acusações.


