Lira faz apelo a Ernesto por retomada de diálogo com China, Índia e EUA

Presidente da Câmara fez fala incisiva durante reunião dos três Poderes; chanceler saiu antes do final do encontro

Renata AgostiniThais Arbexda CNN

Ouvir notícia

Na reunião entre os três Poderes, na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fez uma fala incisiva sobre a necessidade de o Brasil restabelecer as relações diplomáticas com países considerados chaves para a ampliação da vacinação dos brasileiros.

Dirigindo-se ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, Lira afirmou que é preciso que o governo tenha diálogo constante com China, Índia e Estados Unidos. A avaliação do presidente da Câmara é a de que o Brasil precisa destravar, o quanto antes, a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a Covid-19 no país, e que, por isso, não há mais espaço para relações beligerantes, principalmente com a China.

Lira também lembrou que os EUA têm capacidade de doar vacinas a outros países e que o Brasil precisa voltar a ter relação com aquele país. O presidente da Câmara afirmou, segundo relatos à CNN, que o Congresso tem atuado para destravar o que está ao alcance do Legislativo para produção de vacinas, mas que as relações diplomáticas são de competência do Itamaraty.

O chanceler, que foi chamado para o encontro, acabou não ficando até o final. Deixou o Palácio da Alvorada antes do término da reunião.

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores
Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores
Foto: CNN (22.jan.2021)

Mais Recentes da CNN