Lula afirma que o país está recuperando a “civilidade”

Segundo o presidente, relação "nunca teve uma relação tão boa com o Congresso"

João Rosa, da CNN, Brasília
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Sanção do Projeto de Lei n° 1741/2022, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de conclusão de cursos ou de programas para estudantes e pesquisadores da educação superior, em virtude de parto, de nascimento de filho, de adoção ou de obtenção de guarda judicial para fins de de adoção, em ato no Palácio do Planalto. Brasília - DF.
"O que é a civilidade? É você viver democraticamente na diversidade”, disse Lula  • 17/07/2024 - Ricardo Stuckert/PR
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil está recuperando a “civilidade” e que nunca teve uma relação tão boa com o Congresso Nacional como tem atualmente. A declaração aconteceu nesta quarta-feira (17) durante um evento no Palácio do Planalto.

“Eu acho que estamos recuperando a civilidade nesse país, ou seja, o que é a civilidade? É você viver democraticamente na diversidade”, disse Lula.

“Eu já fui presidente em outros dois mandatos e sinceramente eu nunca tive uma relação tão boa com o congresso como eu tenho agora”, complementou o petista.

O presidente ressaltou que, no contexto de um bom diálogo com o Congresso, ele chegou a telefonar para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao ver imagens de uma confusão envolvendo parlamentares. Na ocasião, Lula disse que aconselhou Lira, uma vez que situações como a que ele viu promovem um processo de “degradação” da política.

“Esses dias, só para vocês terem ideia, eu liguei para o presidente da Câmara depois de uma briga que houve na Câmara. Eu sei que houve uns pontapés, uns tapas, uns socos. Eu liguei para o Lira e falei: acho que você precisa conversar com os deputados, porque nós estamos promovendo um processo de degradação da função política”, relatou o presidente.

As falas de Lula ocorreram durante um evento para sancionar dois projetos de leis. Um para assegurar atenção às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e vulnerabilidades a desastres socioambientais no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental.

O outro projeto prorroga prazos para a conclusão de cursos de mestrado e doutorado em virtude de parto, nascimento de filiação, obtenção de guarda judicial para fins de adoção ou licença adoção.