Lula: Brasil não tomará lado no conflito entre EUA e Venezuela
Declaração, em entrevista nesta sexta-feira (5), se dá em meio ao aumento de tensões entre EUA e Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil não tomará lado no conflito entre os Estados Unidos e a Venezuela.
"Brasil vai ficar do lado que sempre teve, do lado da paz. Brasil é um país que não tem contencioso internacional, nem queremos contencioso internacional", disse Lula em entrevista ao "SBT Brasil".
"Se tem divergência entre duas nações, não tem coisa melhor, mais barata do que sentar numa mesa de negociação e conversar. Então o país ficará do lado da paz outra vez", prosseguiu.
Tarifaço
Ao comentar o tarifaço imposto ao Brasil pelos Estados Unidos, Lula disse que o presidente Donald Trump não é “dono” do país e que “cada um dá palpite no seu quintal”.
“A carta do Trump se intromete no poder Judiciário Brasileiro, se intromete na soberania brasileira, se intromete na legislação brasileira. Isso não existe em nenhum lugar do mundo. Cada um dá palpite no seu quintal, cuida do seu galinheiro. O nosso nós cuidamos”
O chefe do Executivo brasileiro ainda afirmou estar claro que a taxação imposta ao país é política e não comercial. Em carta endereçada a Lula, Trump cita o processo de golpe de Estado em que Jair Bolsonaro (PL) é réu.


