Lula contrata marqueteiro e acena ao MDB e PSOL para as eleições

Aliados dizem que Dilma Rousseff "está fora de perspectiva" em um eventual governo petista

Douglas Portoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contratou o marqueteiro Augusto Fonseca para sua campanha nas eleições de 2022. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

Foram analisadas, por um comitê do PT, quatro propostas de agências distintas para trabalhar com Lula. Na decisão final, o ex-presidente se reuniu com a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, e com o ex-ministro-chefe de Comunicação Franklin Martins.

Fonseca é publicitário e jornalista. No pleito de 2010 trabalhou com Aloizio Mercadante, candidato do PT derrotado na disputa ao governo de São Paulo. Já em 2014 foi chamado para atuar na equipe de Aécio Neves (PSDB), durante o segundo turno das eleições presidenciais, em que foi superado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Em 2018, o marqueteiro esteve com o então candidato ao Palácio do Planalto Ciro Gomes (PDT), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno.

Lula acena ao MDB e ao PSOL

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) defendeu, nesta terça-feira (1º), que seu partido apoie Lula após um encontro com o ex-presidente e Renan Filho (MDB), governador de Alagoas, na segunda-feira (31). O MDB tem a senadora Simone Tebet (MS) como pré-candidata ao Planalto.

De acordo com partidários de Lula, ocorreu uma conversa com Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato ao governo de São Paulo. Foi discutido por Lula assuntos nacionais, e não a eleição estadual. É entendido pelo petista ser necessário montar um governo não apenas da legenda, mas de muitas forças.

Aliados dizem que Dilma “está fora de perspectiva”

Segundo aliados do PT, Dilma Rousseff “está fora de perspectiva” em uma eventual volta do petista à Presidência da República. A ex-presidente foi ministra das Minas e Energia e ministra-chefe da Casa Civil nos governos Lula.

É indicado que Dilma apenas irá defender apenas o legado de seu governo, após uma reunião de quatro horas com Lula e Mercadante, ex-ministro Ciência, Tecnologia e Inovação, Educação e da Casa Civil da ex-presidente.

 

Mais Recentes da CNN