Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula debateu submarino nuclear em jantar com almirantes, diz Múcio à CNN

    Programa de Submarinos (Prosub) é o principal projeto desenvolvido pela Marinha brasileira em parceria com a França

    Imagens do submarino Riachuelo, entregue pelo programa Prosub em 2022
    Imagens do submarino Riachuelo, entregue pelo programa Prosub em 2022 Marinha do Brasil

    Caio Junqueirada CNN

    Brasília

    O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse à CNN que o presidente Lula (PT) e a cúpula da Marinha debateram a situação do submarino de propulsão nuclear que o Brasil desenvolve com tecnologia francesa durante jantar com almirantes na quarta-feira (14).

    “Foi um jantar muito bom, amistoso. Conversamos muito sobre o programa de submarinos da Marinha. O presidente tinha essa dúvida sobre a situação do projeto”, disse Múcio à CNN.

    O Programa de Submarinos (Prosub) é o principal projeto desenvolvido pela Marinha brasileira em parceria com a França.

    Segundo a própria Força, está prevista “a produção de quatro submarinos convencionais e a fabricação do primeiro submarino brasileiro convencionalmente armado com propulsão nuclear”.

    O presidente, segundo Múcio, sinalizou apoio à conclusão do projeto. O Palácio do Planalto tem utilizado os projetos prioritários das Forças Armadas para se aproximar dos militares.

    Já há uma definição, por exemplo, para que muitos deles integrem o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que deve ser apresentado nos próximos dias.

    Ainda segundo Múcio, não houve assuntos políticos no evento.

    “Foi zero política”, disse.

    A Marinha foi uma das Forças que resistiram mais a Lula, segundo o entorno do presidente. O antigo comandante, almirante Garnier Santos, rejeitou transmitir o comando pessoalmente ao atual, Sampaio Olsen, para evitar prestar continência a Lula.