Lula deve dividir palanque com Tarcísio na próxima semana

A ideia é de que o presidente se reúna com o governador no Porto de Santos para anúncio da licitação da obra do túnel Santos-Guarujá

Gustavo Uribe e Isabel Mega, da CNN, Brasília
Presidente Lula e Tarcísio de Freitas  • TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve dividir palanque na próxima semana com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Os dois estarão em Santos para anunciar a abertura da licitação do túnel Santos-Guarujá, uma obra de R$ 6 bilhões no litoral paulista.

O anúncio será feito no dia do aniversário da cidade da Baixada Santista e é considerado pelas gestões federal e estadual como uma das principais vitrines eleitorais em São Paulo.

De um lado, o túnel Santos-Guarujá é a obra mais cara do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Por outro lado, Tarcísio avalia o projeto como essencial para reduzir o tráfego durante o verão.

Na semana passada, Lula e Tarcísio fizeram um encontro fora da agenda, na capital federal, para combinar os detalhes da obra. Desta vez, em Santos, no entanto, tanto assessores federais como estaduais consideram que é difícil que o anúncio não tenha uma fotografia de ambos lado a lado.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já reclamou de imagens de Lula e Tarcísio juntos. O governador de São Paulo, contudo, minimiza a polêmica.

Em conversas reservadas, Tarcísio e Lula consideram que o importante é fazer parcerias estratégicas, sem antecipar um debate político das eleições gerais de 2026.

Além disso, auxiliares de ambos salientam que uma fotografia de Lula com Tarcísio fortalece a estratégia dos dois de se posicionarem mais ao centro.

Apesar de ter um bom desempenho nas pesquisas para a disputa presidencial, Tarcísio tem afirmado que será candidato à reeleição em São Paulo no pleito do ano que vem. O entorno do governador avalia que ele teria mais chances ao Palácio do Planalto em 2030, em uma disputa sem Lula.