Lula deve ouvir advogados antilavajatistas antes de escolher PGR
Dois nomes despontam para serem conduzidos ao cargo: Antonio Carlos Bigonha e Paulo Gonet
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nos próximos dias com advogados do grupo Prerrogativas para avaliar a recepção aos dois nomes que despontam como favoritos para ocupar a vaga de Procurador-Geral da República (PGR): Antonio Carlos Bigonha e Paulo Gonet.
A informação foi confirmada por advogados do grupo e fontes próximas ao planalto.
Formado por advogados antilavajatistas e garantistas, o Prerrogativas é próximo ao presidente e influente no governo federal.
Os dois nomes cotados são identificados como “progressistas”, garantistas e têm apoios entre os juristas ligados ao grupo, mas Bigonha tem mais respaldo no PT. O que pesa contra, segundo advogados ouvidos pela CNN, é o fato dele ter sido presidente da ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).
O presidente Lula vai, segundo auxiliares, exercer pela primeira vez o direito constitucional de decidir o novo PGR fora da lista tríplice da categoria, e procura alguém sem vínculos corporativos.
Já Gonet também tem um ponto que é visto como negativo para quem conhece Lula: ele seria próximo demais aos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre Moraes.