Lula dispensa hotel e se hospeda em embaixada durante viagem à Argentina
Medida acontece após críticas por gastos com viagens; presidente participa nesta quinta-feira da Cúpula do Mercosul, em Buenos Aires

Criticado por gastos nas viagens internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por dispensar uma hospedagem em hotel de luxo durante sua passagem por Buenos Aires nesta semana. O petista irá se hospedar na embaixada brasileira na cidade.
Lula desembarca na Argentina nesta quarta-feira (2) para participar da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, que ocorre na quinta-feira (3). O bloco reúne, além do Brasil, países como Argentina, Paraguai e Uruguai.
A decisão de se hospedar na embaixada e em um hotel na capital argentina acontece, segundo auxiliares do presidente, porque o local possui as condições necessárias para receber a comitiva do chefe do Palácio do Planalto.
Segundo a própria equipe do presidente, tanto a embaixada do Brasil em Buenos Aires como em Roma, onde Lula esteve para participar do funeral do papa Francisco, conseguem receber toda a equipe que acompanha o petista.
Normalmente, a comitiva do presidente Lula é composta por um grupo de seguranças e médicos, necessários caso aconteça alguma emergência.
Segundo o Itamaraty, a embaixada em Buenos Aires é dividida em quatro pisos. No térreo estão localizadas duas entradas, uma principal e uma de serviço. Já no primeiro andar há salas de recepção com vista para a rua e o jardim da residência. No segundo andar ficam localizados os quartos.