Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula diz que comunicou à União Europeia desejo de fechar acordo com Mercosul ainda em 2023

    Perspectivas para a conclusão do acordo comercial sofreram um impacto devido à eleição de Javier Milei na Argentina

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas 17/07/2023 REUTERS/Yves Herman

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (21) que disse para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em telefonema na segunda-feira (20), que deseja fechar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia durante a presidência brasileira no bloco sul-americano, que encerra ao fim do ano.

    “Ontem, eu liguei para a Ursula von der Leyen, para dizer para ela que eu estou querendo negociar o Mercosul ainda na minha presidência e gostaria que a gente conseguisse fazer o acordo. Passei todos os pontos para ela, ela ficou de me dar uma resposta”, disse Lula em sua live semanal nesta terça.

    “Coloquei o Mauro Vieira [ministro das Relações Exteriores do Brasil] para conversar com o chefe de gabinete dela, e ela ficou de tentar, quem sabe, fazer na COP28 uma reunião comigo e apresentar a resposta definitiva deles sobre nossa demanda. É uma coisa importante, aí começa a desenrolar o Brasil”, afirmou.

    A COP28, cúpula do clima das Nações Unidas, ocorre entre 30 de novembro e 12 de dezembro, nos Emirados Árabes Unidos.

    No domingo as perspectivas para a conclusão do acordo comercial sofreram um forte impacto devido à eleição do ultraliberal Javier Milei, crítico do Mercosul, como presidente da Argentina.

    *Com informações da Reuters