Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula e Múcio têm reunião marcada na sexta para tratar da crise na Guiana

    À CNN, ministro da Defesa afirmou que Forças Armadas não deixarão a Venezuela utilizar território brasileiro para acessar a Guiana

    Raquel Landim

    O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse à CNN que as fronteiras brasileiras estão preservadas e que as Forças Armadas não deixarão que a Venezuela utilize seu território para acessar a Guiana.

    Na sexta-feira, o ministro tem reunião marcada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o assunto. Múcio foi orientado diretamente por Lula a reforçar a proteção nas fronteiras.

    Ontem, Nicolás Maduro anunciou a criação de uma zona de defesa e nomeou um governador para uma região que pertence à Guiana. Além disso, Maduro apresentou um novo mapa da Venezuela.

    “As Forças Armadas vão guardar nossas fronteiras em qualquer situação”, disse Múcio.

    O único acesso por terra da Venezuela para a Guiana é por uma estrada que passa pelo Brasil. O Exército aumentou o efetivo de homens por lá e está enviando mais 16 veículos blindados.

    A Guiana já anunciou que vai acionar o conselho de segurança da ONU contra a Venezuela. Uma alta fonte diplomática disse à CNN que a situação é “muito grave” e de “consequências imprevisíveis”.