COP30

Lula escolhe sabores da floresta para almoço da COP30

Em almoço para chefes de Estado em Belém, Lula aposta em ingredientes amazônicos e tradições culinárias da região para valorizar a sociobiodiversidade diante da comunidade internacional.

Pedro Teixeira e Teo Cury, da CNN Brasil, em Belém
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu, nesta quinta-feira (6), um almoço para os chefes de Estado e de governo presentes na Cúpula de Líderes da COP30, em Belém. O menu destacou ingredientes e preparos tradicionais da culinária amazônica, com opções também vegetarianas e veganas. O menu foi preparado pelo Chef Saulo Jennings.

Logo no início do almoço, os convidados foram recebidos com palitos de jambu acompanhados de requeijão do Marajó — com alternativa de requeijão de castanha para dietas veganas — além de mujica de peixe, caldo tradicional preparado com peixe assado na brasa e farinha de mandioca.

Também foi servido um consomé de legumes com ervas amazônicas, opção sem produtos de origem animal.

De entrada, a escolha foi a Salada Santarém, que combina feijão regional, tomate, cebola, manga e mix de folhas ao molho cítrico agridoce.

Entre os pratos principais, duas versões: o “Filhote Salvação”, posta de filhote grelhado ao molho de taperebá acompanhada de risoto de feijão de Santarém; e o “Filé Salvaterra”, tornedor de filé mignon com demiglace de puxuri, mousseline de macaxeira e farofa com vinagrete.

Para os convidados veganos, a opção foi o “Palmito Caboco”, palmito assado servido com mousseline de jerimum e farofa de sementes.

A sobremesa também manteve o foco regional: bolo de macaxeira com creme de cumaru e, como alternativa vegana, carpaccio de frutas com pesto de hortelã.

O almoço reforçou a intenção do governo brasileiro de valorizar a sociobiodiversidade e os saberes culinários da Amazônia diante da comunidade internacional reunida na COP30.