Lula ironiza discurso da direita: "Brasil acima de tudo, mas antes os EUA"

Slogan utilizado por bolsonaristas na eleição de 2022 dizia: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos"

Gabriela Boechat, Leticia Martins e Manoela Carlucci, da CNN, Brasília e São Paulo
Compartilhar matéria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ironizou nesta segunda-feira (28) o slogan utilizado pela direita bolsonarista que, principalmente na eleição de 2022, costumava dizer: "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos".

Em um evento no Rio de Janeiro, Lula disse que agora, o discurso é, na verdade, "Brasil acima de tudo, mas primeiro os Estados Unidos".

O movimento de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) de defender uma taxação imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros, é considerado por Lula como uma “vergonha”.

"É uma falta de vergonha, uma falta de caráter, uma falta de patriotismo", afirmou o presidente.

As tarifas foram anunciadas por Trump em uma carta, que criticava o processo penal enfrentado por Bolsonaro na Suprema Corte brasileira. No documento, ele pede que o Brasil pare com a “caça às bruxas” que diz sofrer o ex-presidente.

“Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita e resolva fazer o que, num mundo civilizado a gente faz: tem divergência? Coloca na mesa e vamos resolver”, disse Lula.

O presidente também afirmou que Bolsonaro “não merece o sacrifício do povo brasileiro” e disse que a situação “é muito triste”, pois desrespeita o trabalho desempenhado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

“Ele não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça. É muito triste isso, porque a relação dos Estados Unidos com o Brasil é uma relação muito séria. São 201 anos de relações diplomáticas muito acertadas e muito séria", afirmou.

Bolsonaro é réu no inquérito que apura a existência de um plano de golpe de Estado, a ser executado após a eleição de 2022, com intuito de impedir a posse de Lula.