Lula oficializa jornalista Hélio Doyle no comando da EBC
Empresa era presidida interinamente por Kariane Costa, funcionária concursada
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o jornalista Hélio Doyle para a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com isso, foi exonerada a diretora-presidente interina, Kariane Costa Silva de Oliveira.
O decreto com a troca foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14) e também é assinado pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.
A EBC é uma empresa pública de comunicação, criada em 2007 para substituir a antiga Radiobrás e reúne vários veículos, como a TV Brasil, a Agência Brasil e as rádios Nacional AM do Rio de Janeiro, de Brasília e Nacional da Amazônia, além de prestar serviços de comunicação governamental, como a Voz do Brasil.
Kariane Costa foi nomeada para o comando da empresa em 13 de janeiro e ficou incumbida de operar a transição para a nova gestão. A jornalista é concursada da EBC e, antes de assumir a presidência, ainda durante do governo de Jair Bolsonaro, foi a representante dos empregados no Conselho de Administração da empresa.
O novo presidente da EBC, Hélio Doyle, é jornalista, professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e consultor de comunicação política, e participou da coordenação de campanhas eleitorais.