Lula parte para Ásia em meio a negociações por encontro com Trump

Na Indonésia, presidente se reúne com empresários e líderes da Asean; na Malásia, participa de encontros bilaterais, assinatura de acordos e recebe título em universidade

Ester Cauany, da CNN Brasil*, Brasília
Compartilhar matéria

Em meio a articulações para um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viaja à Ásia em busca de uma “aproximação política” entre Brasil e o leste asiático, conforme comunicado pelo Itamaraty. 

A partir desta quarta-feira (22), Lula cumpre agendas oficiais com empresários e autoridades na Indonésia e de lá segue para a Malásia, onde participará da abertura da 47° Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático). 

A primeira parada do presidente será em Jacarta, capital indonésia, onde fará, na quinta-feira (23), uma visita oficial ao presidente Prabowo Subianto. Na ocasião, ambos assinarão atos e memorandos de cooperação entre os dois países.

 

 Ainda na Indonésia, o mandatário se encontrará com o secretário-geral da Asean para discutir “prioridades” na relação entre o Brasil e o Órgão.

Já na Malásia, Lula deve receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Nacional do país e discursar sobre a história das relações internacionais entre os dois povos. 

“A viagem à Malásia agora é uma afirmação de que nós estamos aliando a nossa presença com voz ativa e interesse concreto em um país que é uma das regiões mais centrais da Ásia”, disse o embaixador e diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty, Everton Lucero. 

Além da honraria, o presidente participará de encontros oficiais com representantes do governo da Malásia e assinará, na sexta-feira (25), acordos de cooperação em diversas áreas, com destaque para ciência, tecnologia e inovação, segundo o Itamaraty. 

À margem da Asean, que acontecerá no domingo (26), o presidente Lula se reunirá com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, para dar continuidade a pautas iniciadas pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), em visita de Estado à Índia na semana passada.

Durante o encontro bilateral, que vai acontecer a pedido de Lula, ambos os presidentes vão alinhar a participação do Brasil na cúpula de inteligência artificial, que deve acontecer na Índia em fevereiro do ano que vem.

Encontro entre Lula e Trump

Conforme apurou a CNN, os presidentes Lula e Trump devem se reunir pessoalmente durante a Asean, visto que Trump também confirmou presença na Cúpula.

O encontro vem sendo articulado há semanas por integrantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos, desde que os dois chefes de Estado se encontraram brevemente durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York.