Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula planeja pronunciamento em cadeia nacional para 7 de Setembro

    Declaração, programada para quarta (6), deve girar em torno de três temas: democracia, soberania nacional e resgate da união das famílias

    Caio Junqueira

    O presidente Lula deverá fazer nesta quarta-feira (6) um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão em alusão ao 7 de Setembro, na quinta. A informação foi confirmada à CNN pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

    A fala terá como motivação o feriado em que se comemora a Independência do Brasil, e que foi utilizado durante o governo Jair Bolsonaro para promover manifestações em todo o país com ataques ao Judiciário.

    A ideia de Lula é fazer o contrário. Segundo fontes do Palácio do Planalto, a fala será em torno de três temas já definidos: democracia, soberania nacional e resgate da união das famílias.

    O tradicional desfile militar também deverá ser mais comedido do que na era bolsonarista.

    A expectariva é de que desfilem 1.000 integrantes do Exército, 600 da Marinha e 400 da Força Aérea Brasileira (FAB) para um público estimado em 30 mil pessoas.

    Para garantir a segurança, o governo do Distrito Federal disponibilizou mais seguranças do que na posse de Lula. Serão 2.500 policiais. Também foi criado um Gabinete de Mobilização Institucional para monitoramento do evento.

    O colegiado deverá ter integrantes dos ministérios da Justiça, da Defesa, bem como do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do Supremo Tribunal Federal (STF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e do Congresso Nacional.