Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula prepara viagens para ampliar relação com economias emergentes

    Presidente viaja para Japão e Vietnã em março; também está no radar ida do chefe do Executivo à Malásia e à Indonésia

    Vitória Queirozda CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma agenda de viagens internacionais em 2025 com objetivo de ampliar e fortalecer as relações comerciais com países emergentes, conforme apurou a CNN. O chefe do Executivo viaja ainda neste mês para Tóquio, no Japão, e Hanói, no Vietnã.

    Em um contexto em que o mundo lida com o temor de uma guerra comercial, influenciada principalmente pela política econômica dos Estados Unidos, o Brasil busca parceiros alternativos. A CNN apurou que o governo reconhece a China como um grande aliado, mas não quer criar dependência e, consequentemente, problemas em decorrência disso.

    A ideia é que as viagens também possam mostrar para os demais interlocutores internacionais que o governo brasileiro tem opções de parceiros comerciais na Ásia e na Europa.

    A viagem para Tóquio está prevista para acontecer entre 24 e 27 de março. A agenda no Vietnã inicia no dia 27 e termina no dia 29 de março.

    Ainda como parte da estratégia de ampliar a relação comercial com países emergentes, o presidente Lula planeja participar da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, prevista para outubro. A ida, no entanto, depende de convite. Se a viagem acontecer, Lula deve aproveitar para ir à Indonésia.

    O Brasil também está de olho na próxima Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC), que será realizada em Nice em junho. O evento é visto como fundamental para discussão das mudanças climáticas, já que dialoga com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

    O governo brasileiro também quer aproveitar a Cúpula Brasil-Caribe, em junho, para se aprofundar nas discussões das mudanças climáticas na região com foco na COP30.

    Também estão no radar do governo outras pautas internacionais. Veja abaixo:

    • abril/maio: reunião preparatória com representantes de países do continente africano para debater a Aliança Global contra a Fome;
    • maio: Lula deve viajar a Moscou para o Dia da Vitória;
    • junho: Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC);
    • junho: Cúpula do G7 no Canadá;
    • junho: Cúpula Brasil-Caribe;
    • julho: Cúpula dos Brics;
    • setembro: Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU);
    • outubro: Cúpula da Asean na Malásia;
    • novembro: COP30 e G20 na África do Sul;
    • dezembro: Cúpula do Mercosul.

    Tópicos