Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula quer recriar Conselho de Coalizão para tentar garantir fidelidade de base aliada

    Fórum de articulação política funcionou durante os mandatos anteriores do presidente petista e reúne dirigentes partidário e líderes congressuais

    Gustavo Uribe

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende recriar o Conselho de Coalizão, fórum de articulação política que funcionou durante os seus dois primeiros mandatos à frente do Palácio do Planalto, de acordo com aliados do entorno do presidente.

    O grupo era formado por dirigentes partidários e líderes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que fazem parte da base aliada. Ele se reunia mensalmente para discutir a pauta congressual.

    A ideia é repetir o mesmo formato, com a possibilidade de encontros extraordinários às vésperas de votações importantes, para garantir a fidelidade da base aliada e discutir estratégias políticas.

    Segundo disse à CNN, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, os focos do governo petista no primeiro semestre serão a reforma tributária e o novo marco fiscal.

    A reabilitação do Conselho de Coalização seria uma maneira também de tentar enfraquecer a influência da bancada federal do PL, partido de Jair Bolsonaro, que será a mais numerosa na Câmara e no Senado na próxima legislatura, que tem início em fevereiro.