Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula vai à Argentina neste domingo em primeira viagem ao exterior após posse

    Presidente deve participar da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac)

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja neste domingo (22) para a Argentina. Será sua primeira viagem internacional desde que tomou posse no dia 1º de janeiro. O embarque deve ocorrer às 18h.

    Lula será acompanhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), um dos principais blocos de debates políticos da região.

    O encontro acontece na capital argentina na terça-feira (24). Criado no final do segundo mandato de Lula, a Celac é formada por 33 países e tem o objetivo de fomentar a cooperação para o desenvolvimento e a concertação política. O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro suspendeu sua participação no bloco em janeiro de 2020.

    Lula quer priorizar a reaproximação com lideranças estrangeiras durante o primeiro ano de governo, algo que já vem fazendo desde que venceu as eleições no fim de outubro passado. Desde então, o presidente viajou para o Egito, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), e para Portugal.

    (Publicado por Lucas Schroeder, com informações de Téo Cury)