Lula volta a defender criação de IA brasileira: “Por que a gente fica esperando para copiar?”

Presidente já cobrou universidades e conselho sobre criação de ferramenta nacional

Daniel Trevor e Henrique Sales Barros, da CNN, Brasília e São Paulo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Centro de Convenções do Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro, 11 de junho de 2024
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro  • Ricardo Stuckert/PR
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu, nesta terça-feira (11), a criação de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) brasileira.

“Vamos criar vergonha e vamos ter um produto de inteligência artificial brasileiro”, disse o presidente. A declaração foi feita durante a cerimônia de premiação da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP), no Rio de Janeiro.

Se inteligência artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos fazem? Por que a gente fica esperando para copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando para fazer o que a Coreia fizer?
Luiz Inácio Lula da Silva

 

Esta não foi a primeira vez que o presidente cobrou criação de ferramenta de IA legitimamente brasileiras.

Na segunda-feira (10), em cerimônia com reitores, Lula fez um “desafio às universidades” em relação à temática.

“Cada universidade pode tentar apresentar um projeto para o governo de inteligência artificial”, afirmou, dizendo que, hoje, o Brasil “só fica ouvindo os outros falarem”.

Já em março, em reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), Lula pediu aos presentes para aproveitarem a “inteligência humana” que tinham para criar uma IA brasileira.

“Se vocês tiverem inteligência de fazer a proposta, eu terei a coragem da gente criar uma política brasileira de inteligência artificial”, declarou.