Macron agradece acolhimento em Salvador e celebra laços com Brasil e África
Presidente francês visitou o Centro Histórico, foi recebido por grupos culturais e participou da abertura do Festival Nosso Futuro na capital

O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou em Salvador, na tarde desta quarta-feira (5) e percorreu o Centro Histórico antes de participar da abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, no MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia).
O evento marcou o início da Temporada França-Brasil 2025, que celebra 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
Durante o passeio pelas ruas do Pelourinho, Macron foi recebido ao som do Olodum, tocou tambor com eles, recebeu homenagens dos Filhos de Gandhy, além de visitar a Galeria Pierre Verger, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Casa do Benin.
A caminhada, acompanhada pela comitiva francesa e outras autoridades locais, arrastou uma multidão e simbolizou o elo histórico e cultural entre a França, o Brasil e o continente africano — tema central da visita.
No MAM, o presidente francês foi recebido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo prefeito Bruno Reis (União), além de representantes diplomáticos e artistas. Em discurso, Macron agradeceu o acolhimento caloroso dos baianos e destacou o simbolismo do encontro.
“É um enorme privilégio esse calor e essa acolhida que tivemos ao longo de toda essa tarde. Eu não tenho palavras para expressar o quanto fui bem recebido aqui hoje”, disse.
O líder francês afirmou também ter visto “nas ruas de Salvador a França da Europa, o Brasil e a África”, e defendeu uma nova etapa nas relações entre os três continentes.
“Esse triângulo que começou difícil, com dores e resiliência, está sendo transformado em um triângulo de amor. Estamos construindo peça por peça essa nova casa do mundo africano, para mudar as cores dessa relação para melhor”.
Macron ressaltou ainda a parceria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fortalecer os laços culturais e econômicos entre os países. “Vivemos uma reinvenção das relações entre o Brasil e a França, e essa temporada cruzada é um símbolo desse novo tempo”, destacou.
O Festival Nosso Futuro reuniu representantes da juventude francesa, brasileira e africana, além de artistas e intelectuais.
Questões ambientais, sociais e históricas que conectam os três territórios dominaram as discussões do fórum e ao final da noite, Macron reforçou o convite para que os jovens e artistas continuem o diálogo iniciado em Salvador.
“Todas as discussões que vocês vão ter aqui durante esse evento, continuem este trabalho, continuem”, concluiu.
O evento foi encerrado com shows de Carlinhos Brown, Larissa Luz e Lazzo Matumbi.
De Salvador, Macron segue para Belém, para participar da COP30, que começa nesta quinta-feira (6).


