Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Mais de 22 horas após derrota, Jair Bolsonaro segue em silêncio e sem reconhecer vitória de Lula

    Estrutura para possível fala chegou a ser montada no Palácio do Planalto, mas não há previsão de pronunciamento oficial do presidente

    Rudá Moreirada CNN

    Em Brasília

    Mais de vinte e duas horas se passaram desde a definição do resultado das eleições presidenciais, sem que o candidato à reeleição derrotado, Jair Bolsonaro (PL), tenha feito qualquer tipo de manifestação, comentário, publicação nas redes sociais. Bolsonaro também não fez nenhum gesto de reconhecimento do resultado das urnas, que apontaram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite de domingo (30).

    A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) chegou a montar, na manhã desta segunda-feira (31), uma estrutura para um possível pronunciamento ou coletiva de imprensa no Salão Leste do Palácio do Planalto – utilizado habitualmente para essa finalidade.

    O púlpito usado especificamente apenas para falas do presidente – para uma pessoa apenas, e com um brasão da República Federativa do Brasil ao centro -, no entanto, não está posicionado. Foi preparada a mesa utilizada em coletivas ou pronunciamentos gerais, com cinco lugares preparados, normalmente ocupados por ministros, secretários e, inclusive, o presidente.

    Não há, porém, nenhuma confirmação de que haverá fala de Bolsonaro. Segundo uma fonte do Planalto ouvida em reserva pela CNN, a montagem da estrutura no Salão Leste foi uma iniciativa apenas preventiva. A avaliação foi de que é melhor estar com tudo pronto, para caso haja necessidade em algum momento, do que montar tudo em cima da hora se o presidente resolver falar mais tarde.

    Segundo apuração do analista da CNN Caio Junqueira, ministros da chamada ala política iniciaram logo na manhã desta segunda (31) uma operação política para convencer Bolsonaro a reconhecer a derrota.

    No Planalto, Bolsonaro recebeu o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do Governo na Câmara, que entrou e saiu sem dar declarações à imprensa. A bandeira indicativa da presença do presidente da República segue hasteada no Palácio do Planalto desde a chegada do comboio presidencial.

    O atual presidente da República chegou ao Palácio do Planalto por volta de 9h30 desta segunda (31), após deixar o Palácio da Alvorada – residência oficial da presidência da República, em Brasília – onde se encontrava desde o domingo (30) à tarde. Jair Bolsonaro acompanhou a apuração das urnas de casa, onde recebeu poucos aliados e se recolheu cedo. As luzes do Alvorada foram apagadas às 22h.

    O resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 2022 foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pouco antes das 20h deste domingo (30). A notícia foi confirmada na CNN ao vivo às 19h58. Lula teve mais de 60 milhões de votos e 50,9% dos votos válidos. O candidato à reeleição derrotado registrou uma votação acima de 58 milhões, o que representou 49,1% dos votos válidos.

    Galeria: Confira imagens da comemoração de Lula e de eleitores do PT após as eleições